PALESTRAS

Foto: Fisheye

PALESTRAS

CAFÉ, MEMÓRIA E ARTE

A palestra Café, Memória e Arte teve como objetivo principal compartilhar a vasta experiência dos curadores, Marilia Bonas e Pedro Nery, historiadores e museólogos, sobre o assunto trajetória do café no contexto histórico, cultural e no campo das artes. Com mediação de Ana Raquel Elisa Satim Rodrigues e apresentação de Tatiana Bo.

SOBRE OS PARTICIPANTES

Marilia Bonas: curadora da exposição Café Mundo, é historiadora especialista em museologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa, atuando na área há 20 anos. Professora, pesquisadora, gestora cultural e curadora de exposições históricas, foi diretora do Museu do Café e do Museu da Imigração. Coordenou o Memorial da Resistência de São Paulo e atualmente é diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa e compõe o quadro de diretoras do Conselho Internacional de Museus.

Pedro Nery: co-curador da exposição Café Mundo, graduado em História e Mestre em Museologia pela USP tendo como tema sua dissertação: Arte, Pátria e Civilização: a formação dos acervos artísticos do Museu Paulista e da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1893-1912). Professor do curso de pós graduação da Universidade Belas Artes, foi curador da Pinacoteca entre 2011 e 2019. Atualmente é museólogo no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Tatiana Bo, mestre em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-graduada em História da Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e graduada em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui especialização em Fashion Design pelo Istituto Marangoni em Milão e atua na área de arte educação a partir de 2000. Desde 2015 é Coordenadora do Educativo no Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) onde tem desenvolvido discussões e material para as formações das equipes de educadores que atuam nas exposições. Tem-se dedicado ao estudo de Museus de Arte, Museus de Moda e Arte-Educação.

Ana Raquel Elisa Satim Rodrigues, graduação e mestrado em Design ambas pela Unifatea, atuou na coordenação do departamento infanto-juvenil da Canção nova no desenvolvimento de produtos lúdicos e educativos e produção de multimídia para televisão. Docente do Centro Paula Souza desde 2011, atualmente coordena o eixo de produção cultural e Design.

HISTÓRIA E MEMÓRIA:
o que o café te faz lembrar?

A palestra “HISTÓRIA E MEMÓRIA: O QUE O CAFÉ TE FAZ LEMBRAR?” realizada virtualmente pela plataforma do YouTube do MAB-FAAP no dia 15/07/2021, faz parte das ações da exposição Café Mundo em parceria com a Divisão de Cultura da Coordenadoria dos CEU’S juntamente com o Educativo do Museu de Arte Brasileira MAB e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A historiadora e museóloga Marilia Bonas foi convidada a compartilhar sua vasta experiência sobre o assunto da trajetória do café no contexto histórico e cultural, passando um pouco sobre a história do café no Brasil, impactos na identidade nacional, história e memória, trazendo subsídios de informações para várias áreas educacionais.

Marilia Bonas, curadora da exposição Café Mundo, é historiadora especialista em museologia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Museologia Social pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, em Lisboa, atuando na área há 20 anos. Professora, pesquisadora, gestora cultural e curadora de exposições históricas, foi diretora do Museu do Café e do Museu da Imigração. Coordenou o Memorial da Resistência de São Paulo e atualmente é diretora técnica do Museu da Língua Portuguesa e compõe o quadro de diretoras do Conselho Internacional de Museus.

Júnior Suci. Americana, 1985. Vive e trabalha em São Paulo. Graduado em Artes Plásticas pela UNESP, mestre e doutorando em Artes Visuais pela UNICAMP. Realiza pesquisa e produção em desenho, vídeo e fotografia. Dentre as principais mostras individuais: Performance pela Luz, no Centro Cultural São Paulo/SP (2009), Minhas Pequenas Vitórias, na Galeria do IBEU/RJ (2011), Necessidade do Objeto, no Centro Universitário Maria Antônia/SP (2011) e Película (2012) e A ruína (2013), ambas na Galeria Virgilio/SP. Ganhador do prêmio Funarte de Arte Contemporânea pela mostra coletiva The Letter, na FUNARTE/MG. Possui obras nos acervos do MAC USP/SP, SESC/AP, Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande/MS. Atualmente atua como arte-educador, integra a Divisão de Cultura na Secretaria Municipal de Educação e é representado pela galeria b_arco, em São Paulo.
Site: juniorsuci.com / Instagram: @sucijunior

Tatiana Bo. Mestre em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-graduada em História da Arte pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e graduada em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui especialização em Fashion Design pelo Istituto Marangoni em Milão e atua na área de arte educação a partir de 2000. Desde 2015 é Coordenadora do Educativo no Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) onde tem desenvolvido discussões e material para as formações das equipes de educadores que atuam nas exposições. Tem-se dedicado ao estudo de Museus de Arte, Museus de Moda e Arte-Educação.